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ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

HABILIDADES MOTORA FUNDAMENTAIS e a EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


Desenvolvimento Motor na Idade Escolar

Construir um repertório motor diversificado que permita o aprendizado posterior de ações adaptadas e habilidosas que flexivelmente podem ser guiadas em contextos de movimentos diferente e específicos.

Habilidades Motoras Fundamentais:
  • correr;
  • galopar e correr lateral;
  • saltar de uma superfície mais alta;
  • salto vertical;
  • salto horizontal;
  • salto com um pé;
Estratégia:
  1. Fortalecimento Muscular;
  2. Aumento gradativo do tempo de corrida;
  3. Propor desafios;
  4. Propor metas atingíveis;
  5. Atividades de coordenação da corrida;
Habilidades Motoras Fundamentais (MANIPULAÇÃO):
  • Chutar;
  • Rebater;
  • Driblar com a mão;
  • Arremessar;
  • Receber;

Aprenda a Conviver e Driblar o STRESS

O stress não é um mal puramente físico, causado pelo mau funcionamento de um órgão, pela má formação congênita, por um acidente de trânsito, por hábitos alimentares ruins. Ele não é hereditário, não é detectado pelo ultra som, nem raio X. Não se cura com gesso, nem com  remédio específico, muito menos com um tratamento de desintoxicação. As fontes de stress estão em todo lugar, em cada esquina, no trabalho, dentro de casa, na TV na fila do banco. E os sintomas são pouco perceptivos, se confundem com outros males. E assim, o stress vai se instalando na sociedade como um todo.
O stress tem 04 estágio: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão. Os sintomas são mais evidentes nos dois últimos casos.

Como identificar os indícios de alguém, ou você mesmo, está estressado?

O indivíduo que atravessa um quadro de stress acaba por se tornar mais apreensivo, seu nível de observação diminui, a mente enfraquece e deixa de ser acessada facilmente, provocando uma alteração da percepção do ambiente.
Em termos físicos, os distúrbios ligados ao sistema nervoso são comuns, como astenia (sensação de fraqueza e fadiga), tensão muscular acompanhadas por cãibras e formação de fibralgias (nódulos dolorosos nos músculos dos ombros e das costas), tremores, sudorese, cefaleias e enxaquecas (dores de cabeça), lombalgias e braquialgias (dores nas costas e braços), hipertensão arterial, palpitações e dores urinarias. Todos estes sintomas podem ser percebidos pela própria pessoa e relatados ao médico pelo paciente.
Em termos psicológicos, Segundo Marcelo da Rocha Carvalho, incluem medos, ruminação de ideias, exacerbação de atos obsessivos e sociopáticos (aumento da sensibilidade, o indivíduo que se sente ameaçado discute com mais facilidade, gerando situações inadequadas em seu grupo social), além de rituais compulsivos como refazer inúmeras vezes a mesma coisa. Também ocorre a queda ou o aumento do apetite, alterações do sono, apatia, indiferença e perda de interesse sexual.

¨O stress é o resultado do homem criar uma civilização que ele, o próprio homem, não consegue suportar.¨
Hans Selye

Educação Física e o Bullying

Considerado um fenômeno mundial, o Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva., podendo ser praticada por um único indivíduo ou por um grupo. Pode ocorrer nas escolas, no trabalho, na vizinhança e em outros locais.

Dentro das aula de educação física por meio da linguagem corporal/não-verbal dos alunos é possível observar algumas atitudes, tais como: violência corporal nas atividades e nos jogos entre os colegas, olhares e até mesmo risadinhas desqualificantes e intimidadoras, exclusões intencionais (distanciamento físico, não passar a bola, exaltação do erro, assim como a reclamação dos alunos, são formas de detectar o bullying.

Tanto o Professor de Educação Física com os demais profissionais da escola devem intervir nesta atitudes, conversar com o grupo e quando necessário oferecer serviços especializados de outros profissionais (psicólogos, sociólogos) para dá suporte ao aluno que estar sofrendo com o Bullying.

No combate ao Bullyinhg dentro das aulas de educação física vale ressaltar o uso de Jogos Cooperativos, pode ser usado como estratégia para a superação de conflitos, assim como Gincanas de Solidariedade, Sensibilização dos Valores Humanos, Rodas de Conversa, Peças de Teatro (que envolvam valores morais e éticos) a fim de que os alunos possam respeitar os seus colegas e suas individualidades.


Como Elaborar um Projeto de Ginástica Laboral?



Passos para Elaboração de Projeto de Implantação de Ginástica Laboral:

  1. Realizar uma avaliação diagnóstica;
Horários de entrada e de saída dos funcionários, ambiente (fatores estressores e de risco), relacionamento entre funcionários, riscos de saúde, ritmo de trabalho da empresa e os grupos musculares envolvidos durante a jornada)

   2. Detectar os horários de maior fadiga; 

   3. Selecionar os tipos de atividades que serão realizadas;

 (Dinâmica, Alongamento Ativo = individual, Passivo = dupla, trio ou em grupo, Jogo Cooperativo, Palestra, Brincadeiras, Dança e outros)

   4. Após a avaliação diagnóstica, elabora-se o projeto:
OBJETIVO: Oque a GL vai visar?
CARACTERÍSTICA DO PUBLICO ALVO: riscos, ambiente, horário...
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA:  Citar o que a GL pode gerar de benefícios
HORÁRIOS: início, durante ou no final do expediente ( quantos minutos)
TIPOS DE ATIVIDADES: Citar as estratégias para alcançar os objetivos 
MATERIAIS UTILIZADOS: Listar os materiais (som,  CD, colchonetes, microfone, bolas, arcos, bastões, bexigas, entre outros)
*Vale ressaltar que deve ser estabelecido de quem será a responsabilidade dos materiais (Empresa? ou Professor?)
INVESTIMENTO: Custo = Valor da Hora Aula
Fazer um contrato (semestral ou anual), com os valores e a forma de pagamento.
DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS: Estabelecer como será a mobilização= entrega de folhetos antes do horário de trabalho, painéis explicativos, palestras, será responsabilidade do Professor de Educação Física, ou das Chefias?!. 

Boa Sorte!!!!!!!!!

O que é Ginástica Laboral?



Após a Era Industrial o homem passou a ter a mecanização dos atos e o cansaço postural que produz reações fisiológicas e psíquicas negativas como o estresse, a fadiga, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e a Depressão, no indivíduo.
Devido ao pouco e inadequado descanso, a pessoa não se recupera totalmente, ocasionando problemas mais sérios, como é o caso da DORT, também conhecido como lesões por esforço repetitivo.
Uma forma de intervenção é a atividade física, por meio dela os trabalhadores podem recuperar suas forças, relaxar e contribuir para a diminuição dos problemas de saúde.
Conceito da ginástica laboral:

Ginástica: Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade (CAÑETE, 1996); Conjunto dos exercícios corporais sistematizados para esse fim (FERREIRA, 1999).
 Laboral: Relativo ao labor, ao trabalho.

Consiste em exercícios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica no caso da LER, sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração e enfatizar o alongamento e a compensação das estruturas envolvidas nas atividades ocupacionais. Pode ser considerado como repouso ATIVO, pois aproveita as pausas regulares durante a jornada de trabalho, para exercitar os músculos e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante a jornada, prevenindo assim a fadiga.
Pode ser classificada como:
1.Ginástica Preparatório_ conjunto de exercícios realizados no início da jornada de trabalho, preparando o indivíduo para suas necessidades laborais.
2.Ginástica de Compensação_ realizada durante a jornada de trabalho, onde envolve atividades que utilizam a sinergia muscular, pouco utilizada durante o trabalho e possibilita o relaxamento muscular.
3.Ginástica Corretiva_ também durante o trabalho  e tem como função alongar os músculos encurtados e encurtar os músculos que estão alongados.

Visa a promoção de saúde e melhoria das condições de trabalho, além da preparação biopsicossocial dos participantes, sem falar da redução de acidente de trabalho.

QUALIDADE DE VIDA E ATIVIDADE FÍSICA

Qualidade de Vida estar relacionado com Imagem Corporal. Pois o reconhecimento e a utilização das condições externas favoráveis (possibilidade de uma boa alimentação, moradia e atividade física adequada, entre outros) depende da imagem que a pessoa tem de si, de outro. É preciso que e as pessoas possam encontrar, no seu ambiente, condições básicas para satisfazer suas necessidades.

"Qualidade de vida boa ou excelente é aquela que oferece o mínimo de condições para que os indivíduos possam desenvolver o máximo das suas potencialidade, sejam esta; viver, sentir ou amar, trabalhar, produzindo bens de serviços, fazendo ciência ou artes. Falta o esforço de fazer da noção um conceito e torná-lo operativo.¨

Podemos dizer então que a Qualidade de Vida é boa ou excelente quando permite ao indivíduo a manifestação de sua individualidade (necessidades, aspirações, e criatividade) em suas ações de forma a obter prazer e autoconhecimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS, Qualidade de Vida é a percepção do indivíduo de sua posição de vida, no contexto da cultura e do sistema de valores e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Portanto é tempo de um assumirmos um direcionamento sistematicamente compromissado com a identidade corporal, a fim de garantir a harmonia e a coerência.