Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Educação Física e o Bullying

Considerado um fenômeno mundial, o Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva., podendo ser praticada por um único indivíduo ou por um grupo. Pode ocorrer nas escolas, no trabalho, na vizinhança e em outros locais.

Dentro das aula de educação física por meio da linguagem corporal/não-verbal dos alunos é possível observar algumas atitudes, tais como: violência corporal nas atividades e nos jogos entre os colegas, olhares e até mesmo risadinhas desqualificantes e intimidadoras, exclusões intencionais (distanciamento físico, não passar a bola, exaltação do erro, assim como a reclamação dos alunos, são formas de detectar o bullying.

Tanto o Professor de Educação Física com os demais profissionais da escola devem intervir nesta atitudes, conversar com o grupo e quando necessário oferecer serviços especializados de outros profissionais (psicólogos, sociólogos) para dá suporte ao aluno que estar sofrendo com o Bullying.

No combate ao Bullyinhg dentro das aulas de educação física vale ressaltar o uso de Jogos Cooperativos, pode ser usado como estratégia para a superação de conflitos, assim como Gincanas de Solidariedade, Sensibilização dos Valores Humanos, Rodas de Conversa, Peças de Teatro (que envolvam valores morais e éticos) a fim de que os alunos possam respeitar os seus colegas e suas individualidades.


Nenhum comentário: