Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aprenda a Conviver e Driblar o STRESS

O stress não é um mal puramente físico, causado pelo mau funcionamento de um órgão, pela má formação congênita, por um acidente de trânsito, por hábitos alimentares ruins. Ele não é hereditário, não é detectado pelo ultra som, nem raio X. Não se cura com gesso, nem com  remédio específico, muito menos com um tratamento de desintoxicação. As fontes de stress estão em todo lugar, em cada esquina, no trabalho, dentro de casa, na TV na fila do banco. E os sintomas são pouco perceptivos, se confundem com outros males. E assim, o stress vai se instalando na sociedade como um todo.
O stress tem 04 estágio: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão. Os sintomas são mais evidentes nos dois últimos casos.

Como identificar os indícios de alguém, ou você mesmo, está estressado?

O indivíduo que atravessa um quadro de stress acaba por se tornar mais apreensivo, seu nível de observação diminui, a mente enfraquece e deixa de ser acessada facilmente, provocando uma alteração da percepção do ambiente.
Em termos físicos, os distúrbios ligados ao sistema nervoso são comuns, como astenia (sensação de fraqueza e fadiga), tensão muscular acompanhadas por cãibras e formação de fibralgias (nódulos dolorosos nos músculos dos ombros e das costas), tremores, sudorese, cefaleias e enxaquecas (dores de cabeça), lombalgias e braquialgias (dores nas costas e braços), hipertensão arterial, palpitações e dores urinarias. Todos estes sintomas podem ser percebidos pela própria pessoa e relatados ao médico pelo paciente.
Em termos psicológicos, Segundo Marcelo da Rocha Carvalho, incluem medos, ruminação de ideias, exacerbação de atos obsessivos e sociopáticos (aumento da sensibilidade, o indivíduo que se sente ameaçado discute com mais facilidade, gerando situações inadequadas em seu grupo social), além de rituais compulsivos como refazer inúmeras vezes a mesma coisa. Também ocorre a queda ou o aumento do apetite, alterações do sono, apatia, indiferença e perda de interesse sexual.

¨O stress é o resultado do homem criar uma civilização que ele, o próprio homem, não consegue suportar.¨
Hans Selye

Nenhum comentário: