Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é Ginástica Laboral?



Após a Era Industrial o homem passou a ter a mecanização dos atos e o cansaço postural que produz reações fisiológicas e psíquicas negativas como o estresse, a fadiga, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e a Depressão, no indivíduo.
Devido ao pouco e inadequado descanso, a pessoa não se recupera totalmente, ocasionando problemas mais sérios, como é o caso da DORT, também conhecido como lesões por esforço repetitivo.
Uma forma de intervenção é a atividade física, por meio dela os trabalhadores podem recuperar suas forças, relaxar e contribuir para a diminuição dos problemas de saúde.
Conceito da ginástica laboral:

Ginástica: Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade (CAÑETE, 1996); Conjunto dos exercícios corporais sistematizados para esse fim (FERREIRA, 1999).
 Laboral: Relativo ao labor, ao trabalho.

Consiste em exercícios realizados no local de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica no caso da LER, sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser de curta duração e enfatizar o alongamento e a compensação das estruturas envolvidas nas atividades ocupacionais. Pode ser considerado como repouso ATIVO, pois aproveita as pausas regulares durante a jornada de trabalho, para exercitar os músculos e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante a jornada, prevenindo assim a fadiga.
Pode ser classificada como:
1.Ginástica Preparatório_ conjunto de exercícios realizados no início da jornada de trabalho, preparando o indivíduo para suas necessidades laborais.
2.Ginástica de Compensação_ realizada durante a jornada de trabalho, onde envolve atividades que utilizam a sinergia muscular, pouco utilizada durante o trabalho e possibilita o relaxamento muscular.
3.Ginástica Corretiva_ também durante o trabalho  e tem como função alongar os músculos encurtados e encurtar os músculos que estão alongados.

Visa a promoção de saúde e melhoria das condições de trabalho, além da preparação biopsicossocial dos participantes, sem falar da redução de acidente de trabalho.

Nenhum comentário: