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quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Planejamento de Hidroginástica

*Durante minha graduação e meus primeiros estágios tive muita dificuldade quanto a estrutura organizacional e disposição das etapas dentro de um planejamento de aula e especificamente da hidroginástica. Devido a essa dificuldade trago um exemplo bem simples e claro que encontrei em um Livro que me ajudou bastante e espero que vocês também possam se beneciciar.




ESTRUTURA DA AULA

O tempo real de cada fase da aula deverá variar com a duração total da aula.

AQUECIMENTO

- (de 8" a 10') — prepara o corpo para o trabalho. Previne lesões, aumenta a capacidade do corpo para receber trabalho aeróbico.
- O aquecimento aumenta a freqüência cardíaca gradualmente:
- Aumenta a temperatura corporal;
- Supre de sangue, articulações e músculos.

PARTE PRINCIPAL (TRABALHO AERÓBICO)

- (de 20’ a 25' no mínimo) - o objetivo é a elevação da freqüência cardíaca até atingir a freqüência alvo (efeito sobre o sistema cárdio-respiratório). Para atingirmos este objetivo podemos utilizar: saltitamentos, deslocamentos, exercícios combinados para desenvolver a coordenação, ritmo, agilidade.

LOCALIZADA

- (de 10' a 15') - trabalho de força e resistência muscular. É importante para a "consciência corporal".
Podemos utilizar para apoio diferentes materiais: a borda da piscina, uma barra, pranchas, hidro halteres, tornozeleiras, etc.

VOLTA À CALMA


- (de 5' a 8') — visa à diminuição gradativa da freqüência cardíaca até o batimento do coração voltar ou se aproximar da Freqüência Cardíaca de Repouso.
Para isso temos diversas formas de trabalho:
- Alongamento:
- Relaxamento induzido;
- Trabalho com turbulência, etc.

Planejamento de Aulas

Dicas para que as aulas não caiam na rotina:

  1. A primeira medida é estabelecer os objetivos a longo, médio e curto prazos.
  2. Exemplo: Planejar 8 aulas (mais 2 de reserva) se a freqüência é 2 vezes por semana e 12 aulas (mais 2 de reserva) se for 3 vezes por semana.
 Turmas com aulas 3 vezes por semana =12 aulas/mês.
Turmas com aulas 2 vezes por semana = 8 aulas/mês

EXEMPLO:

______AQUECIMENTO_______________________________________________
1. Articular / 2. Deslocamento com corrida /3. Articular /4. Deslocamento com corrida/ 
5. Articular/ 6. Deslocamento com corrida/ 7. Articular/ 8.Deslocamento
________PARTE AERÓBICA___________________________________________

1. Exercícios sem deslocamento/ 2. Exercícios com deslocamento/ 3. Trabalho em duplas/ 4. Aerolocal/ 5. Resistência de Membros Inferiores/ 6. Halteres Plásticos e  Resistência de membros superiores / 7. Aula Coreografada/ 8. Circuito de avaliação
_________MATERIAL___________________________________________________
1. Borda e Membros interiores/ 2. Pranchas e Abdominal/ 3. Duplas/ 4. Local na borda Abdominal/
5. Tornozeleiras/ 6. Halteres e Membros superiores/ 7.Luvas/ 8.Circuito

__________VOLTA A CALMA______________________________________________
1. Alongamento/ 2.Relaxamento com prancha/ 3. Transporte/ 4. Soltura Dança/ 5.Alongamento/ 6. Relaxamento com apoio halteres/ 7. Hidromassagem/ 8.Relaxamento induzido
____________________________________________________________________


*Segundo Livro: TREINAMENTO EM HIDROGINÁSTICA, Vera Lúcia Gonçalves

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom! Vai me ajudar bastante!