Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Regras de Natação (Resumo)


 
SW.1 -   Organização das Competições
SW1.1 
A Comissão Organizadora designada pela entidade promotora deveter jurisdição sobre todas as matérias não consignadas nas regrascom referência ao Árbitro, Juizes ou outros oficiais e deve ter poderes para adiar competições e fixar normas de acordo com as regras      adotadas     a    fim     de    conduzir   qualquer    competição.

SW2.5 Inspetores  de  Volta 
SW2.5.1
- Um (1) inspetor de voltas deve ser designado para cadaraia em cada extremo da piscina.
SW2.5.2
- Cada inspetor de voltas deve assegurar-se que os   competidores realizem as viradas de acordo com as regras em vigor,  iniciando desde o começo da última braçada antes do toque eterminando com a complementação da primeira braçada depois davirada.  O inspetor de voltas na cabeceira de saída da piscina, deve estar   certo de que os nadadores cumpram com as regras de saída e dechegada com a complementação da primeira braçada.  Os inspetores   de voltas na cabeceira de chegada, devem assegurar-se que oscompetidores terminem sua prova de acordo com as regras em   vigor.

SW2.6 Juizes de Nado 
SW2.6.1

- Juizes de nado devem estar localizados em cada lado da   piscina.
SW2.6.2
- Cada juiz de nado deve assegurar-se que as regras  relativas ao nado designado para a prova estão sendo observadas edeve observar as viradas para auxiliar os inspetores de volta.
SW2.6.3
- Juizes de nado devem comunicar qualquer infração aoárbitro nas papeletas apropriadas, detalhando a prova, número da raia,  o nome do competidor e a infração.
 
SW2.9 Chefe dos Juizes de Chegada 
SW2.9.1

- O chefe dos Juizes de chegada deve designar cada juizde chegada, sua posição e a colocação a ser determinada.

SW2.9.2

- Após a prova, o chefe dos juizes de chegada deverecolher os boletins de resultados assinados por cada juiz dechegada e determinar o resultado e as colocações que serão  enviadas  diretamente   ao árbitro.
 
S W2.10 Juizes de Chegada
 SW2.10.1

- Os juizes de chegada devem ser posicionados emlugares elevados em linha com a chegada onde eles terão emqualquer ocasião, uma visão clara do percurso e da linha dechegada, a menos que eles operem um dispositivo automático emsuas respectivas raias, com o pressionamento do "botão dechegada" no   final   da   prova.
SW.4 - A SAÍDA

SW4.1

A saída nas provas de nado livre, peito e borboleta será dada comum mergulho. No apito longo (SW2.1.5) do árbitro, os competidoresdevem subir no bloco de partida, com os dois pés na mesmadistância da parte dianteira e ali permanecerem. Ao comando do juizde partida "aos seus lugares", eles devem imediatamente tomarposição de partida com pelo menos um dos pés na parte dianteira dobloco de partida. Quando todos os competidores estiverem imóveis,o juiz de partida deve dar o sinal de partida (tiro, buzina, apito ou voz.)

SW4.2

A partida no nado de costas e revezamento medley, deve ser dentrod'água. No primeiro apito longo do árbitro (SW2.1.5), os nadadoresdevem imediatamente entrar na água. No segundo apito longo doárbitro, os nadadores devem retornar sem excessiva demora àposição de partida (SW6.1). Quando todos os nadadores tiveremassumido suas posições de saída, o juiz de partida deve dar ocomando "as suas marcas". Quando todos os nadadores estiver em imóveis, o juiz de partida deve dar o sinal de partida.
SW.5 - NADO  LIVRE

SW5.1

Nado livre significa que numa prova assim denominada, ocompetidor pode nadar qualquer nado, exceto nas provas de medleyindividual ou revezamento quatro estilos em que nado livre significaqualquer nado diferente do nado de costas, peito ou borboleta.

SW5.2

Alguma parte do nadador tem que tocar a parede ao completar cadavolta e no final

SW.6 - NADO  DE  COSTAS

SW6.1

Os competidores devem alinhar-se na água, de frente para acabeceira de saída, com ambas as mãos colocadas nos suportes deagarre. Os pés, inclusive os dedos, devem ficar paralelos sob asuperfície da água. Manter-se na calha ou dobrar os dedos sobre aborda da calha é proibido.

SW6.2

Ao sinal de partida e quando virar, o nadador deve dar um impulso enadar de costas durante o percurso, exceto quando executa a volta,de acordo com a SW6.4.
A posição normal de costas pode incluir um movimento rotacional docorpo até, mas não ultrapassando os 90 graus. A posição da cabeçanão é relevante.
SW6.3
Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da águadurante o percurso, exceto quando é permitido ao nadador estarcompletamente submerso durante a volta e por uma distância nãomaior que 15 metros após a saída e em cada volta. Neste ponto acabeça tem que quebrar a superfície.
SW6.4
Durante a volta, os ombros podem girar além da vertical para o peitoapós o que uma contínua braçada ou uma contínua e simultâneadupla braçada podem ser usadas para iniciara volta. Quando o corpotiver deixado a posição de costas, não pode haver mais pernada oubraçada que seja independente da ação contínua de volta. Onadador tem que retornar à posição de costas após deixara parede. Quando executar a volta, tem que haver o toque na parede com alguma parte do corpo do nadador.
SW6.5
Quando no final da prova, o nadador tem que tocar a parede na posição de costas.

SW.7 - NADO DE PEITO
SW7.1
A partida primeira braçada após a saída e após cada virada, o corpodeve ser mantido sobre o peito e os ombros paralelos com asuperfície normal da água.
SW7.2
Todos os movimentos dos braços devem ser simultâneos e nomesmo plano horizontal, sem movimentos alternados.
SW7.3
As mãos devem ser lançadas juntas para a frente a partir do peito,abaixo ou sobre a água os cotovelos deverão estar abaixo d'águaexceto para a última braçada. As mãos deverão ser trazidas paratrás na superfície ou abaixo da superfície d'água. As mãos nãopodem ser trazidas para trás além da linha dos quadris, excetodurante a primeira braçada após a saída e em cada volta.
SW7.4
Todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos e nomesmo plano horizontal, sem movimentos alternados.
SW7.5
Os pés devem estar virados para fora durante a parte propulsiva dapernada. Não são permitidos movimentos em forma de tesoura,pernada vertical alternada ou de golfinho. É permitido quebrar asuperfície da água com os pés, exceto seguido de uma pernada degolfinho.
SW7.6
Em cada virada e na chegada da prova, o toque deve ser feito comas duas mãos simultaneamente, acima, abaixo ou no nível da água. Os ombros devem permanecer no plano horizontal até que o toqueseja efetuado. A cabeça pode submergir após a última braçadaanterior ao toque, contanto que quebre a superfície da água emqualquer ponto durante o último completo ou incompleto cicloanterior ao toque.
SW7.7
Durante cada ciclo completo de uma braçada e uma pernada, nestaordem, parte da cabeça do nadador deve quebrar a superfície daágua, exceto após a saída e após cada virada quando o nadadorpoderá dar uma braçada completa até as pernas e uma pernadaenquanto completamente submerso. A cabeça tem que quebrar asuperfície da água antes que as mãos virem para dentro na partemais larga da segunda braçada.

SW.8 - NADO DE BORBOLETA
SW8.1
O corpo deve ser mantido sobre o peito todo o tempo, excetoquando executa a virada. Os ombros devem estar em linha com asuperfície da água a partida primeira braçada, após a saída e apóscada volta e deve permanecer nesta posição até a próxima volta oufinal. Não é permitido girar para as costas em nenhum momento.
SW8.2
Ambos os braços devem ser levados juntos a frente por sobre aágua e trazidos para trás simultaneamente.
SW8.3
Todos os movimentos dos pés devem ser executados de maneirasimultânea. Movimentos simultâneos das pernas e dos pés, de cimapara baixo, num plano vertical são permitidos. As pernas ou os pésnão precisam estar no mesmo nível, mas movimentos alternadosnão são permitidos.
Em cada virada e na chegada, o toque deve ser efetuado comambas as mãos simultaneamente, acima, abaixo ou no nível dasuperfície da água. Os ombros devem permanecer na posiçãohorizontal até que o toque seja efetuado.
SW8.4
Após a saída e na volta, ao nadador é permitido uma ou maispernadas e uma braçada sob a água, que deve trazê-lo a superfície.

SW.9 - NADO MEDLEY
SW9.1
Nas provas de medley individual, o nadador nada os quatro nadosna seguinte ordem: borboleta, costas, peito e nado livre.
SW9.2
Nas provas de revezamento medley, os nadadores nadam os quatronados na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e nado livre.

SW9.3
Cada nado deve terminar com a regra aplicada a ele.

Nenhum comentário: