Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hidroginástica


Segundo Bonachela (2001) hidroginástica é o conjunto de exercícios físicos executados na água, cujo objetivo é aumentar a força e a resistência muscular, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a amplitude articular, utilizando a resistência da água como sobrecarga. E com isso permite contribuir para melhor qualidade de vida  bem-estar físico dos praticantes. Os exercícios são realizados na posição vertical, água na altura do tórax, que é trabalhada  toda a musculatura do corpo. Estrutura-se com aquecimento, condicionamento aeróbico e relaxamento. Destina-se a promover aspectos relacionados com a capacidade física: força, resistência muscular, condicionamento cardiovascular, flexibilidade e bem-estar físico e mental.

A hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Uma das grandes vantagem na prática da hidroginástica é que pode ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade.  A hidroginástica serve tanto para atletas em treinamento, como para gestantes, idosos,  para pessoas que estão recuperando lesões, ou que estão acima ou abaixo do peso ou aquelas com algum tipo de deficiência. 

VANTAGENS:
  1. A diminuição do impacto: ocorre devido à força de flutuabilidade que causa a diminuição do peso corporal.
  2. Como os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável. 
  3. Melhorar as condições cárdio-respiratórias.
  4. Trabalhar a força e resistência muscular.
  5. Melhorar a flexibilidade.
  6. Trabalhar coordenação motora global, ritmo e agilidade.
  7. Auxilia na correção postural, conhecimento corporal e equilíbrio. Boa atitude corporal (pressão hidrostática).
  8. Auxilia o retorno venoso (pressão hidrostática).
  9. Auxilia a reeducação respiratória (pressão hidrostática).
  10. Melhora as qualidades e capacidades físicas, bem como o condicionamento físico geral, aeróbico e muscular (resistência da água).
  11. Desenvolvendo a boa forma física, proporciona ao indivíduo uma aparência saudável e jovial, diminuindo as probabilidades de doenças.
  12. Proporciona ao indivíduo maior capacidade de resistência ao stress.
  13. Auxilia no relaxamento (flutuação, turbulência e temperatura - efeito massageador).

Um comentário:

Anônimo disse...

Que merda
Zuani
Muito pom