Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Natação para Bebês





A natação é uma excelente para o melhor desenvolvimento da criança. O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação onde são capazes de fazer movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. Todos os exercícios devem ser usados por meio de  estímulos estereoceptivos, ou seja, atividades que busquem facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, o olfato, e a visão. O ideal é que a musicalidade também faça parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário significativamente.

A natação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e afetivo-social da criança desenvolvendo sua personalidade e inteligência. Já foi observado em estudos que crianças têm inclusive um rendimento escolar melhor na alfabetização quando iniciadas precocemente na natação. A partir do 6° mês de vida, a adaptação do bebê no meio líquido já está indicada. Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os 03 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e de prazer.

A natação proporciona aos bebês a  melhorar da coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

Nenhum comentário: