Seja Bem-vindo!

"Viver integralmente,
do modo mais completo possível,
ser feliz, e voltar a ser feliz:
esse é o verdadeiro fim, o objetivo da vida."

terça-feira, 24 de maio de 2011

RECREAÇÃO ESCOLAR

A palavra recreação vem do latim, recreare, que significa recrear, renovar, reinventar, fazer novamente. Trata de um conjunto de ações e experiências lúdicas que um indivíduo ou um grupo vivencia, executa e re-executa em "tempo livre".
A atividade recreativa se evidencia principalmente por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. O professor ao utilizar a recreação como instrumento para o processo educacional, não deverá abrir mão do prazer inerente à prática das atividades usando como instrumento de barganha ou de troca. Por exemplo: Se você não se comportar você não vai brincar; Arrume o quarto ou não poderá brincar; No final da aula irei aplicar aquele jogo que vocês gostam; Pois deste modo estaremos aproveitando a carência lúdica da criança para manobrar as aulas e a educação em casa (pais).
A criança ao vivenciar a essência da recreação através dos jogos, brincadeiras, músicas e brinquedos, vai  adquirindo importantes elementos para construir a sua identidade que a cerca. Por meio do imaginário, do faz de conta a criança ai descobrindo seus valores pessoais e sociais, desenvolvendo a sua autonomia, desvendando as verdades, expondo seus temores e dificuldades, suas alegrias, seus gostos e vontades.
A escola que motive seus alunos e oportuniza  um ambiente mais divertido e descontraído, motiva seus alunos a continuarem se empenhando em aprender e a participar das ações escolares, inclusive no que se refere a conservação dos equipamentos e estruturas físicas da escola.

Nenhum comentário: